22 de abril de 2011

Escada do amor de platão - Amor Platônico

É claro que vocês já ouviram falar do Amor Platônico, mais eu com minhas fontes descobri que o amor platônico não tem nada daquilo que todos (ou pelo menos a maioria) acho que é!
Primeiro vamos começar falando o que é que a maioria das pessoas acha que o amor platônico é (de acordo com o dicionário informal):
AMOR PLATONICO ... NORMALMENTE INSERIDA QUANDO É UM SENTIMENTO DE AMOR NÃO CORRESPONDIDO.
OU SEJA UM AMOR PROIBIDO, UM AMOR A DISTÂNCIA..
Ount, que fofo esse sentido do Amor Platônico

mais não se iludam com esse gatinho fofinho, ount >.<
Agora vamos para o significado verdadeiro do Amor Platônico.
Depois de dias e dias de pesquisa na internet sobre o assunto, isso me resultou até a fazer um desenho explicativo sobre o assunto, vou acabar com todos os seus sonhos agora - mwahahaha - na verdade o amor platônico é mais relacionado a área da filosofia platônica, ou seja, é uma filosofia e não uma forma de amor não correspondido e bla bla bla, eu não estou questionando a sua forma de achar as coisas, você pode continuar usando o "amor platônico" para distinguir o amor não correspondido, mais eu prefiro usar "Love at first sight" ou para os leigos "amor a primeira vista" que na maioria dos casos você vai demorar para conseguir "chegar na pessoa" então isso passa a ser uma forma de amor não correspondido. Voltando para o amor platônico, vou explicar para vocês (ou pelo menos tentar) a filosofia do amor segundo platão. A filosofia do amor de platão é toda explicada em um livro de platão chamado "O Banquete" em que ele discute o assunto com os seus discípulos o assunto. Então ele começa a explicar que o amor é dividido em 7 Degraus:
1º Degrau: para alcançar o primeiro degrau você precisa amar pelo menos UMA pessoa
2º Degrau: você tem que amar TODAS as formas fisicas BELAS
3º Degrau: nesse degrau você passa a deixar o fisico de lado e passa a amar todas as pessoas, pelo "eu interior" delas, pela mente delas
4º Degrau: você ama todas as praticas belas, entre elas a Integridade, a Justiça, a Bondade e a Consideração

Esses 4 primeiros degrais são denominados por platão de Mistérios Menores do Amor e os degraus de numero 5, 6 e 7 são denominados Mistérios Maiores do Amor, Continuando:

5º Degrau: você passa a amar as instituições belas, ou seja, o Governo, a Cultura, etc.
6º Degrau: Paixão pela ciência, pelo conhecimento e pela Compreensão.
7º Degrau: você passa imperceptivelmente do mundano, para o espiritual, é quando nós passamos a ver a Beleza em si e não somente as varias formas de manifestação da Beleza

Platão diz que quando nós subimos todos os degraus da escada, nós estaremos no caminho certo para ser um amigo de DEUS, um ser IMORTAL!

Eis o Desenho que eu fiz para tentar representar isso, eu achei ela bem completada ;D

Clique para ver Maior
Obrigado por Lerem mais esse Post, e esse é apenas mais um de muitos que eu vou fazer ainda, obrigado!

Fontes:

11 comentários:

  1. Cara... Admita que esse post foi uma homenagem ao Mundo das ideias!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkk
    Tô e brinks!
    Cara... dessa vez eu curti o post pra caramba!"
    A unica coisa meio fora aí foi a foto gay daquele gato feio...
    (sim... aquele "own" seu soou meio "esquisito", pra não falar outra coisa... AHUSAUSHAU)

    Tô de trollagem!
    AHUSHUAHSUAHUHS
    Até mais velhinho!
    O post hoje foi foderoso!

    ResponderExcluir
  2. SE vc achou feio o gatinho, significa que vc aunda não atingiu o terceiro degrau da escada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por este post me ajudou a fazer um trabalho de Filosofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem me ajudou com um trabalho de filosofia

      Excluir
    2. Também me ajudou com um trabalho de filosofia.

      Excluir
  4. Sendo assim eu estou no 4° degrau ou no 5° *-*

    ResponderExcluir
  5. Acredito que vale a opiniao de cada um. Ele achou feio, eu nao. Sua resposta foi totalmente fora do contexto filosofico. Você sendo dono ou sei la o que desse blog, tem que respeitar a opinião alheia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...